Cartão de crédito consignado: o que é e quais as regras da modalidade?

Escrito por Redação, 08:15 / 08 de Dezembro de 2020.

Campanha dos bancos lançada no fim do último mês busca esclarecer as condições de contratação da modalidade

cartão de crédito consignado é uma modalidade diferente do empréstimo consignado. Ele se assemelha a um cartão de crédito comum, tendo como finalidade a compra, mas tem particularidades. Saiba mais e tire dúvidas sobre esta forma de pagamento.

Quem tem acesso ao cartão?

O cartão de crédito consignado está disponível aos aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas e militares de forças armadas.

Como é o pagamento da fatura?

É descontado diretamente na folha de pagamento ou de benefício do INSS.

Como são os juros?

De acordo com a Febraban, o cartão deve ser indicado para quitar dívidas mais caras, exatamente por proporcionar juros menores e mais parcelas, ou também para a compra de bens.

Em um cartão de crédito tradicional, por exemplo, as taxas variam entre 12% e 14% ao mês. Já no cartão de crédito consignado os valores ficam próximos a 3% e 5%.

Cobra-se anuidade?

Não há necessidade do pagamento de anuidade para o uso e não existe cobrança de taxa de manutenção. Além disso, pessoas negativadas podem usar a modalidade por não haver consulta ao SPC ou Serasa.

Onde ele é aceito?

Grande parte dos estabelecimentos do Brasil aceita o cartão consignado.

Autorregulação

Novas regras em relação ao cartão de crédito consignado entraram em vigor no dia 30 de outubro de 2020. A autorregulação foi aprovada em 2 de janeiro deste ano.

Na lista de regras estão as medidas de envio de material informativo para melhor compreensão do produto, obrigação do envio de fatura, emissão de termo de consentimento esclarecido em todas as contratações, saques limitados a 70%, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.