É oficial: veja na íntegra o decreto que flexibiliza isolamento no Ceará

Governador Camilo Santana e prefeito José Sarto em reunião (Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK CAMILO SANTANA) FONTE O POVO

Foi publicado neste sábado, 1º de maio (01/05), o novo decreto de isolamento social no Ceará. As novas regras valerão a partir de 3 de maio (03/05) e iniciam liberação de comércio e bares e restaurantes aos fins de semana.

Confira o novo decreto na íntegra:  Clique aqui para baixar o PDF.

anúncio das novas medidas foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) na noite de sexta-feira, 30 de abril (30/04).Quero conteúdo exclusivo!

Tenha acesso aos nossos colunistas,
grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.ASSINE AGORA

Comércio e restaurantes de rua poderão funcionar aos sábados e domingos de 10 às 15 horas. Em shoppings, o horário para os mesmos estabelecimentos é de 12 às 17 horas. Haverá toque de recolher a partir de 19 horas nos fins de semanas. No decreto anterior, o Estado permanecia em lockdown no sábado e domingo.

Sobre o assunto

Na semana, as regras seguem as mesmas, com comércio e restaurantes de rua funcionando de 10 às 16 horas e de 12 às 18 horas em shoppings centers. De segunda à sexta, o toque de recolher é a partir de 20 horas.

O novo decreto de isolamento social entra em vigor na segunda-feira, 3 de maio (03/05), e as determinações para os fins de semana começam a vigorar apenas nos dias 8 e 9 de maio.

| LEIA MAIS |

D2 em Fortaleza: sem doses, população vai a pontos de vacinação e sai sem ser imunizada

Com saques do auxílio e pendências no banco, filas se formam na Caixa Econômica

Médico acredita que 2ª dose da Coronavac pode ser tomada em até 6 semanas

Histórico

O governador havia determinado isolamento social rígido em todo Ceará há pouco mais de um mês, mas passou a flexibilizar atividades no último dia 12, determinando horário de funcionamento para setores econômicos e limitando capacidade de ocupação. A medida, contudo, só vale para os dias semanais, ficando sábado e domingo ainda sob regime de maior rigidez, chamado de lockdown.

Sobre o assunto

Desde então, toda semana Camilo anuncia novas medidas relacionadas ao procedimentos de reabertura, mostrando resultado das ações. “O número de casos e óbitos segue com tendência de redução em Fortaleza e em algumas regiões do Ceará, mas o momento ainda exige muita atenção e cuidado”, afirmou governador em uma das postagens realizadas durante esta semana nas suas redes sociais.

No último sábado, 24, foi anunciado o retorno do funcionamento de academias, com 25% da capacidade, assim como das barracas de praia, que abriram as portas novamente após ficarem 51 dias fechadas. Na ocasião, o lockdown foi mantido nos fins de semana, como forma de expressar a cautela necessária para o momento da pandemia.

O Ceará tem 89,5% dos leitos de UTI ocupados, de acordo com dados do Integrasus, ferramenta da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa), desta sexta-feira, 30. Em relação às enfermarias, o índice é de 73,3%, considerando todas as unidades de saúde do Estado destinadas ao tratamento da Covid-19, tanto da rede pública como privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.