Governo do Ceará entrega brinquedopraça, academia ao ar livre e anuncia novos investimentos para Cruz

MVS2769

Crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência ganharam dois grandes benefícios do Governo do Ceará, na tarde dessa sexta-feira (16), quando foram entregues uma brinquedopraça e academia ao ar livre, no centro da cidade de Cruz.

Representando o governador Camilo Santana, o assessor de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, apontou ações do Governo do Ceará a partir de parcerias com a prefeitura de Cruz. “Nós temos mais ou menos 17 sistemas de abastecimento de água, temos sistemas de esgotamento sanitário e projetos produtivos por volta de R$ 10 milhões aplicados em parceria com a prefeitura”, listou o secretário que continuou afirmando que em 2018 o Programa Sinalize melhorou a estrutura urbana do município. “Temos ainda a escola de ensino médio na comunidade do Preá, tem a escola de família agrícola na comunidade de Caiçara que estamos para inaugurar. E, recentemente, fizemos o asfalto da estrada do Preá. Lá também fizemos a urbanização. Mas a obra mais importante foi o aeroporto de Cruz, que serve muito à Jericoacoara”, assegurou Nelson Martins.

Ainda em sua fala, o secretário Nelson Martins deu duas boas notícias. A primeira, que o governador deve assinar a ordem de serviço, em setembro, da construção de uma estrada duplicada passando por fora da sede de Itapipoca. “Porque as pessoas que vêm da BR 222 para cá, passam por Itapipoca e perdem muito tempo”. A segunda, que está licitada, faltando apenas a ordem de serviço, a duplicação da estrada de Itarema até Acaraú. “Haverá também uma passagem por fora da sede de Acaraú”, adiantou.

Como parte das ações do Programa Mais Infância Ceará, as inaugurações de brinquedopraças e academias promovem a socialização das famílias, desenvolvimento infantil e saúde para a população. Após a entrega dos equipamentos pelo Estado, compete ao município garantir a manutenção dos brinquedos e dos equipamentos da academia.

O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, ressaltou o objetivo de distribuir brinquedopraças e academias e ressaltou que a Secretaria da qual faz parte atua de forma orgulhosa no Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado Onélia Santana. “É um projeto que em quatro pilares busca atender as criancas de forma integral, desde o nascer, no crescer, com o aprender e também no brincar. Porque no brincar a crianca se desenvolve. Assim, nós pensamos numa forma de a criança vir, mas que os pais também viessem juntos, aproveitar na plenitude que este espaço oferece”.

Glaydston Muniz, vice-prefeito de Cruz, representou o prefeito Jonas Muniz que estava em viagem. Ele agradeceu o empenho do Governo do Ceará em levar cada vez mais benefícios para moradores do interior do Estado e avaliou ser “prazeroso” entregar equipamentos da desenvoltura de brinquedopraça e academia ao ar livre. “Trazer nossas crianças para brincar, proporcionar educação física aos jovens e adultos. Recebemos hoje equipamentos que trazem qualidade de vida para nossa comunidade que já havia recebido uma brinquedoteca e agora comemora a chegada de mais dois grandes equipamentos”.

Espaços

As brinquedopraças contam, distribuídos em área de 240 metros quadrados, com piso anti-impacto e oito brinquedos infantis. São duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. Todo o espaço é cercado de gradil, para garantir a segurança das crianças.
Destinadas ao esporte e lazer de jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, as academias ao ar livre oferecem dez equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural.

Quem frequentar a Praça Miguel Albano da Silveira, vai poder contar com simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada. Também estarão disponíveis aparelhos como volante vertical duplo, alongador com três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

A dona de casa Maria Helena, de 62, chamou o neto Antônio para conferir de perto a inauguração da brinquedopraça e da academia. Impossível era saber quem estava mais ansioso para aproveitar os espaços. “Vai ser muito bom vir pra essa praça, agora. Aqui estarei tranquila, fazendo meus exercícios, enquanto meu neto se diverte em um local seguro e com opção bastante variada”, exclamou dona Helena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.