Identificadas mais de três mil ameaças antes do lançamento do Cyberpunk 2077

Escrito por Redação, 06:05 / 10 de Dezembro de 2020. Atualizado às 05:52 / 10 de Dezembro de 2020

Golpes oferecem o jogo antes de sua data de lançamento, marcada para esta quinta-feira (10). Objetivo é roubar dados

DANIEL PRACIANO

Após oito anos de espera e vários adiamentos, o ‘Cyberpunk 2077‘, um dos games de ação mais renomados do mundo, finalmente será lançado nesta quinta-feira (10). Enquanto a comunidade gamer se prepara para adquirir o tão esperado título da saga, cibercriminosos se aproveitam dessa popularidade para aplicar golpes e roubar dados. Entre janeiro e novembro, a Kaspersky detectou mais de 3.300 tentativas de infecção contra usuários do game no mundo.

Por meio de sites falsos, criminosos oferecem aos jogadores a chance de baixar o ‘Cyberpunk 2077’ antes de sua data oficial de lançamento. A promessa não passa de uma fraude. Ao acessar o site falso, a vítima precisa inserir uma chave de licença do usuário, que pode ser adquirida por meio de uma pesquisa com inserção de dados, como: endereço de e-mail e número de telefone. Como resultado, o usuário recebe a tão esperada chave que não leva a nada. Em vez disso, a vítima vê uma tela inicial e, quando o aplicativo é iniciado, o usuário é informado de que não tem uma DLL, arquivo de código que contém funções importantes para iniciar o jogo. Para obter essa DLL, o usuário é novamente solicitado a preencher a pesquisa, mas desta vez não há nenhuma ação adicional.

“O criminoso sabe que há um desejo do jogador por um jogo e usa isso para criar um ataque para roubar informações valiosas das vítimas. Porém ao cair no golpe, é a experiência do jogador que é impactada, e a desenvolvedora do jogo acaba tendo que lidar com algo que não tem controle. Por isso é que pedimos a todos os jogadores: esperem o lançamento oficial e baixem o jogo de fontes confiáveis. Esta é o melhor jeito de aproveitar a diversão de forma segura”, afirma Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.

Para evitar ser vítima de um golpe, a Kaspersky também aconselha que os usuários:

– Desconfiem de notícias, ofertas ou promoções extremamente generosas. Lembrem-se de que, se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente será falso.

– Comprem os jogos com responsabilidade. Verifiquem a reputação do serviço de distribuição antes de baixar um jogo, se esse serviço agiu de forma antiética no passado, e, em caso positivo, evitem adquiri-lo do mesmo fornecedor.

– Verifiquem se as mensagens vêm de fontes confiáveis ​​antes de inserir seus dados, efetuar pagamentos ou baixar qualquer programa.

– Usem uma solução de segurança confiável com um banco dados de rápida resposta a recursos fraudulentos. Isso mostrará quais sites não devem ser abertos e manterá os usuários protegidos contra malware.

Segundo a Kaspersky, os produtos dela detectam os sites descritos como HEUR: Hoax.Script.FakeGame.gen e os arquivos baixados deles como HEUR: Hoax.MSIL.FakeGame.gen. Depois de evitar os golpes e baixar jogos em segurança, não se esqueça de executar um modo de jogo em sua solução de segurança enquanto obtém novas grandes conquistas.DANIEL PRACIANO



ASSUNTOS RELACIONADOS

TecnologiaCyberpunk 2077HackerKaspersky Security CloudKaspersky


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.